A nossa missão é que, através do brincar, se crie uma comunidade de aprendizagem baseada em seis valores fundamentais: amor, empatia, liberdade, igualdade de valor, integração, sustentabilidade e respeito pela natureza.

Queremos ser a segunda casa de todas as crianças e adultos que se juntem a nós, onde poderão experienciar o contacto direto com a Natureza na maior parte do tempo, explorando e brincando todos os dias, ao mesmo tempo que desenvolvem competências e a aprendem com prazer.

 

A Natureza possui ferramentas ilimitadas, rapidamente mutáveis, que permite realizar todas as atividades educativas e atingir objetivos definidos de forma original e atrativa para as crianças. Ao mesmo tempo, estas podem usufruir de todos os benefícios que o contacto com a Natureza fornece para um saudável desenvolvimento físico, cognitivo e emocional.

A oportunidade de exploração dos elementos da Natureza de forma ativa e desafiante, conjugado com o movimento livre do corpo, é sem dúvida um contexto de aprendizagem muito mais motivador para uma criança.

Benefícios para as crianças no contacto diário com a Natureza

  • O desenvolvimento global da criança é influenciado positiva e diretamente pelo contacto com a natureza
  • As atividades experimentais, de cooperação e de aprendizagem autónoma apoiada na imaginação e criatividade, são facilitadas e potenciadas
  • O desenvolvimento sócio-emocional e redução de níveis de stress é fortemente relacionado com o tempo passado em contacto com a natureza
  • Fortalecimento do sistema imunitário e diminuição de risco de desenvolvimento de doenças como a obesidade, risco de diabetes, hipertensão arterial (doenças associadas ao sedentarismo)
  • Desenvolvimento de competências como a resiliência, colaboração, resolução de conflitos, auto regulação, gestão de emoções, resolução de conflitos, espírito de equipa, bem como o incremento da capacidade de comunicação, capacidade de interação e raciocínio
  • Aumento da perceção espacial e melhoria da coordenação motora
  • Aumento da força muscular e maior resistência a fraturas e problemas ligamentares
  • A utilização de energia ao brincar livremente no exterior permite posteriormente às crianças ter um maior grau de concentração para uma aprendizagem estruturada
  • A vivência de riscos previamente avaliados, permite o desenvolvimento da função executiva do cérebro e de comportamentos pró sociais
  • Facilitar a conexão com a Natureza e a consciencialização para o papel ativo e responsável de cada indivíduo para a ecologia e saúde ambiental do planeta Terra.

Princípios pedagógicos orientadores do nosso projecto

  • Promover a brincadeira livre: devolver a infância às crianças!
  • Permitir a todos os que passam pelo Bosque que estejam em contacto com a Natureza e usufruam de todos os benefícios que ela providencia
  • Permitir à criança Ser de forma íntegra, sendo acolhida de forma holística, na sua globalidade
  • Adaptar a aprendizagem de forma individualizada, a cada criança: defendemos as Cem Linguagens da criança, pelo que Reggio Emilia e Montessori estarão sempre presentes nos fundamentos do desenvolvimento das competências das nossas crianças. Dedicamo-nos de forma a que a aprendizagem de conteúdos seja feita através da curiosidade das crianças tratando com seriedade o seu trabalho e a sua curiosidade. Acreditamos num mundo feito à medida de cada criança, em que os seus talentos, as suas potencialidades, os seus sonhos e todas as suas dimensões são respeitadas e agraciadas.
  • Promover ao máximo a autonomia das crianças na realização das tarefas e actividades de vida prática. Isto incluirá a preparação das refeições, microondas, pôr a mesa, comer sozinha, arrumar, lavar a louça, arrumar, vestir, lavar e estender roupa, etc
  • Aplicar modelos de parentalidade consciente e apoiar os educadores numa educação mais positiva e livre
  • Promover o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças, jovens e educadores
  • Potenciar o desenvolvimento das soft skills, das suas habilidades e talentos
  • Promover oficinas de artes e ofícios, infelizmente cada vez mais em desuso nos tempos que correm
 e são tão importantes na formação de um ser humano:
    – carpintaria e marcenaria
    – compostagem
    – culinária
    – costura
    – jardinagem/horta
    – reparação de objectos/estruturas do Bosque
    – explorando a floresta: identificação de fauna e flora, aprendizagem de conceitos de botânica, etc.
    – recolha de lenha, corte (monitorizado) e armazenamento de lenha para a lareira

Princípios de ecologia e sustentabilidade

  • Promover a educação ambiental não só nas crianças como também em todas as pessoas que passam pelo Bosque, ajudando a sensibilizar para que nos tornemos cidadãos interessados no que nos rodeia, mais participativos na comunidade
  • Apelar e desenvolver actividades de conservação da natureza (ex. plantação de árvores, recolha de lixo, reciclagem, etc)
  • Sempre que possível, construir os espaços e estruturas do Bosque utilizando materiais naturais / fruto de reutilização, dando-lhe outra finalidade. Iremos fazê-lo de forma a causar o menor impacto possível na Natureza, e envolvendo as crianças na planificação e execução
  • Utilizamos água captada no subsolo, na nossa propriedade, e por isso dizemos que é “água de poço” (nota: não recomendamos o seu consumo, devendo ser apenas utilizada para lavar as mãos e utensílios)
  • Por estarmos em plena Natureza, não temos sistema de recolha de águas residuais / esgotos. Por esse motivo, usamos sabonete amigo do ambiente, pois as águas dos lavatórios infiltram-se na terra novamente
  • Para brincar, incentivamos as crianças a usar água da chuva e água de lavar as mãos, recolhida num balde por debaixo da pia dos lavatórios
  • Nos WC, não usamos autoclismo: usamos serrim. Com este simples gesto poupamos 10 litros de água por cada utilização, o que ao final de um ano teria um gasto à volta de 5000 litros de água potável. Despejamos esta matéria num grande bidão onde fica durante 1 ano, para que se transforme num composto muito fértil para a nossa horta e árvores de fruto.